terça-feira, 6 de setembro de 2011

Carta ao deuses do Conhecimento, Sabedoria, Bom Gosto, Criatividade e Inspiração


Deuses ancestrais, que do firmamento nos observam, atendei as preces mortais!
Clamamos por Conhecimento.
        A mente humana é rebelde e traiçoeira: absorve apenas aquilo que julgamos importante, necessário, vital, sendo o restante descartado sem o nosso consentimento. Programados pela sociedade na qual vivemos, somos cegos, surdos e mudos em vários sentidos. Á certos conhecimentos somos absolutamente incapazes de absorver, mesmo que eles estejam bem debaixo de nossas narinas.
       Uma única vida é pouco para absorver o que nos circunda!
Clamamos por Sabedoria.
De nada serviria todo o conhecimento deste mundo, de todo o universo, se não fosse usado com sabedoria. Sim. Almejamos a Sabedoria. Mas a Sabedoria é infinitamente mais difícil de alcançar que o Conhecimento. A verdadeira Sabedoria provém da experiência da existência. Mas como passar uma vida inteira em busca de Conhecimento e ainda ter tempo o suficiente para  chegar á Sabedoria?
Clamamos por Bom Gosto.
Bom Gosto. Como ele é necessário em nossas vidas! É em sua ausência que muitas vezes nós, mortais, nos arrastamos em existências decadentes. Ignoramos criações maravilhosas e consumimos a nata do lixo mental e comercial humano. 
Um criador nada é se não tiver Bom Gosto. A arte nem sequer teria sido parida sem a existência deste bem fundamental a humanidade.
Clamamos por Criatividade.
Ah, a Criatividade! Conceber algo não é tarefa das mais fáceis e neste ponto a criatividade faz a diferença. Ser criativo é necessário! Mas não é fácil ser criativo. Mais uma vez a traiçoeira mente humana está presente para nos pregar peças diabólicas: O que julgamos ser algo realmente criativo pode não passar da remota recordação de algo digerido! 
Clamamos por Inspiração.
A Inspiração, a musa acolhedora de todos os artistas! Alcança-la não é tarefa simples: Às vezes, vem quando se menos espera! Noutras, é esperada e não vêm. Tem vezes que é encontrada nos lugares mais óbvios. Noutras, é localizada nos lugares mais absurdos.
      Ter ideias é fácil. Elas surgem aos milhões, a todo momento, na cabeça dos seres pensantes. O difícil é transformá-las em algo mais. A inspiração é a ferramenta lapidadora de ideias. De nada serve ter Conhecimento, Sabedoria, Bom Gosto e Criatividade se não houver inspiração.
Ó deuses do Conhecimento, Sabedoria, Bom Gosto, Criatividade e Inspiração! Sejam piedosos! Ajudem-nos! Não é pouco o que pedimos, mas apenas uma fração do conhecimento de vocês poria fim a nossa busca. Deem-nos o suficiente para a iluminação humana:
       É dela que temos fugido!
       É a ela que tememos!
       É exatamente dela que precisamos!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe registrada aqui a sua opinião / comentário: